domingo, 22 de outubro de 2023

Portugueses ontem em Moralzarzal a apoiar os nossos cavaleiros

Duarte Fernandes, vencedor do Torneio Vidrié em 2022,
dando autógrafos à entrada da praça

A praça de Moralzarzal, às portas de Madrid, registou ontem uma fraca entrada de público para assistir ao II Torneio Manuel Vidrié, que este ano teve um formato diferente e bem mais aliviado do que o registado em 2022 na primeira edição. Em lugar das três eliminatórias e da esperada final com os três triunfadores, a edição deste ano ficou-se por uma única corrida com três rejoneadores espanhóis e três cavaleiros portugueses, que não tinham competido antes e cuja presença ali, no cartel, nesta improvisada final, não era fruto de vitória alguma em eliminatórias anteriores.

Tudo isso e também a instabilidade do tempo (apesar de a praça, moderna, ter cobertura - que até vai agora ser reparada), provavelmente aliado ao facto de a corrida ser transmitida em directo pelo canal TeleMadrid, terá desmotivado os aficionados de se deslocarem a. Moralzalzal.

Esta segunda edição do Torneio Manuel Vidrié não teve, nem de perto, nem de longe, o impacto e o interesse da primeira. Não houve competição em eliminatórias, não houve finalistas apurados para disputar a final. Houve antes seis toureiros, três espanhóis e três portugueses, escolhidos - sem qualquer justificação - para tourearem juntos e disputarem um lugar no cartel de seis cavaleiros da próxima Isidrada.

Mesmo assim, a presença dos três cavaleiros portugueses arrastou alguns aficionados lusitanos à praça espanhola - sobretudo familiares e amigos dos nossos toureiros, na esperança de ver um deles "acartelado" numa das três corridas de rejoneio da próxima Feira de Santo Isidro em Las Ventas (Madrid). Mas a vitória sorriu para o espanhol Sérgio Domínguez, pese embora a dignidade e a raça com que os cavaleiros lusitanos ali defenderam ontem a honra do toureio equestre de Portugal.

Fotos D.R.

Duarte Fernandes com David Gomes e seu tio Luis Gomes
Jorge Loureiro e Paco Duarte
Ana Rita

O apoderado espanhol Paco Cáceres, António Pedro Vasco
(apoderado de Ana Rita), Luis Gomes e o ganadeiro Diogo
Passanha
Diogo Passanha e Paco Velásquez
Paco Duarte e André (de equipa de David Gomes)
Novidades para 2024? Dois Pacos: Cáceres e Duarte
O apoderado espanhol Paco Cáceres e o português António
Vasco (de Ana Rita... ou ex?) no jantar com o team David Gomes