domingo, 22 de outubro de 2023

Torneio Vidrié em Moralzarzal: cavaleiros defenderam dignamente o toureio equestre nacional... mas o triunfador foi o espanhol Sérgio Domínguez

Os cavaleiros portugueses Ana Rita, David Gomes e Paco Velásquez (foto de cima) deram ontem a cara e defenderam com dignidade a honra do toureio equestre lusitano, mas ficaram-se pelas voltas à arena, sem cortarem orelhas. 

O prémio ficou em Espanha: o rejoneador Sérgio Domínguez, que cortou a única orelha a um bom toiro de Hermanos González, sagrou-se vencedor do II Torneio Manuel Vidrié em Moralzarzal (Madrid) e como prémio vai actuar numa das três corridas de rejoneio da próxima Feira de Santo Isidro (2024).

O júri do Torneio Manuel Vidrié estava composto pelo rejoneador Raúl Martín Burgos, pelo jornalista Ismael del Prado e por Juan José Gil, cavaleiro e preparador de cavalos de rejoneio. 

Sérgio Domínguez recebeu o prémio das mãos do cavaleiro português Duarte Fernandes, que no ano passado foi o grande triunfador e vencedor da primeira edição do Torneio Manuel Vidrié.

Ana Rita lidou em terceiro lugar o toiro "Sabanito" da ganadaria Cerro Longo, com o qual exibiu o habitual desembaraço e a costumeira alegria, dando aplaudida volta à arena.

David Gomes enfrentou em quinto lugar o toiro "Aguardiente", reservado e complicado, da ganadaria Guerrero e Carpintero. Esteve muito bem, centrado, com atitude e por cima do oponente, dando também uma volta à arena.

O sexto toiro foi o "Arrojado" da ganadaria Los Eulogios, com o qual Paco Velásquez esteve a um nível muito bom, com ferros emotivos ao píton contrário, precipitando-se a matar, como ele próprio reconheceu em declarações ao site "Mundotoro", perdendo pelo menos uma merecida orelha depois daquela que foi, como também o próprio referiu, "uma das minhas melhores actuações deste ano em Espanha".

Além do triunfador Sérgio Domínguez, actuaram também os espanhóis Sérgio Vegas (que abriu praça com o toiro de Flor de Jara, dando volta à arena) e Martín Ferrer (que lidou em quarto lugar o toiro de António Sánchez, dando também volta à arena).

Lidaram-se, como se referiu, exemplares de seis ganadarias distintas - anunciados como novilhos, mas depois, feitas as contas (a corrida foi transmitida em directo pelo canal TeleMadrid, o que permitiu a muitos aficionados portugueses assistirem em directo), acabou por ser uma mistura para limpar currais... saíu algum novilho, mas também alguns "quatreños" (de 4 anos), dois a roçar os 5 anos e um perto dos 6...

Fotos D.R./Torneo Manuel Vidrié/Facebook



Ganhou Sérgio Domínguez: única orelha da tarde

Ana Rita

David Gomes

Paco Velásquez