Notícia triste. Perdemos um bom amigo e o mundo tauromáquico perdeu um romântico à antiga. D. João Dias Coutinho, antigo cavaleiro amador, reconhecido ganadeiro, morreu esta manhã no Hospital da Luz, em Lisboa, onde estava há alguns dias internado. Tinha 73 anos.
Sofrera há uns anos um problema oncológico, de que estava aparentemente curado, mas teve um AVC (acidente vascular cerebral) há cerca de um ano, tendo tido agora uma recaída que o obrigou a ser hospitalizado. João Dias Coutinho saira ontem dos Cuidados Intensivos e passara parta um quarto, registando algumas melhoras. Segundo o filho João, estavam a preparar tudo para que hoje ou amanhã regressasse a casa, mas foram surpreendidos esta manhã com a triste notícia do hospital.
Além de antigo toureiro e destacado ganadeiro, foi também empresário de sucesso, durante alguns anos, na praça de Vila Franca de Xira e promoveu, ao tempo, o regresso às arenas do saudoso matador José Júlio, de quem foi um grande admirador e apoiante.
E foi um grande patriota, um português que se orgulhava do seu passado histórico e não aceitava nem suportava o triste estado a que este país chegou.
As cerimónias fúnebres não estão ainda agendadas, mas o corpo deverá ir para o Alentejo e o enterro será em Estremoz.
A toda a ilustre Família enlutada, muito em especial a seus filhos, endereçamos as mais sentidas condolências.
Que em paz descanse.
Foto Emílio de Jesus/Arquivo