Miguel Alvarenga - O aficionadíssimo, exigente e conhecedor público da Ilha Terceira rendeu-se à arte, ao valor, ao pundonor e à emoção do toureio de Ismael Martín, a nova estrela do toureio espanhol, recém triunfador máximo da Feira de Burgos, por onde passaram as primeiríssimas figuras do momento, mas de onde foi dele que todos sairam falando.
Ismael, toureiro de Salamanca, nascido em Zurique, na Suíça, onde seus pais estavam emigrados, está neste momento a dar nas vistas e a afirmar-se entre os primeiros no país vizinho e também no Peru, onde já goza de grande cartel. Portugal é a próxima meta do jovem toureiro com cara de menino e coração de maestro adulto.
Ontem apresentou-se pela primeira vez entre nós e deixou os Açores em verdadeiro delírio - as fotos falam por si. Toureou em terceiro lugar um bom e bonito novilho-toiro jabonero de Rego Botelho e a seguir um bom exemplar da Casa Agrícola José Albino Fernandes. Brindou a primeira faena ao Maestro Paulo Caetano, ontem homenageado pelos seus 45 anos de alternativa; e a segunda ao público, que depois lhe caiu aos pés e o premiou com duas calorosas e aplaudidas voltas à arena.
No próximo ano, se não for antes, há-de conquistar também Portugal continental. Valor e selo de figura do futuro são atributos que não lhe faltam.
Fotos M. Alvarenga