sábado, 19 de julho de 2025

Tertúlia Terceirense e Ramo Grande: as 4 pegas de ontem na Monumental da Ilha Terceira

Miguel Alvarenga - Os toiros eram novilhos... mas tinham mais de toiros (em presença, em trapio e em comportamento, em exigência e em teclas!) do que muitos toiros que nos são vendidos como lebre, mas são gatos, nas touradas continentais...

Ontem em Angra do Heroísmo, na louvável - e já afirmada no calendário taurino açoreano - Corrida do Ramo Grande, foram lidados a cavalo quatro toiros (novilhos, por terem três anos e aqui haver honestidade e profissionalismo na forma não enganadadora com que se anunciam os festejos) da ganadaria de João Gaspar (ex-Irmãos Toste), neste momento a ganadaria-top dos campos terceirenses, premiada em várias ocasiões e da qual o ganadeiro João Augusto Moura adquiriu recentemente um semental, na corrida-encerrona de seu primo João Moura Jr., para renovar uma das suas divisas continentais.

Os quatro novilhos-toiros foram lidados a cavalo por João Moura Caetano e João Salgueiro da Costa e as pegas estiveram a cargo dos dois grupos de forcados terceirenses, os da Tertúlia Tauromáquica (de Angra) e os do Ramo Grande (da Praia).

Foram quatro grandes pegas ao primeiro intento, sem precisar de muitos mais comentários para as descrever, para além dos que ficam retratados nas fotos aqui dadas à estampa. Muito bem os forcados de cara e muito bem, também, todos os companheiros a ajudar.

Pelos Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense, capitaneados por Bernardo Belerique (que é neto do meu saudoso e querido amigo Ricardo Jorge, histórico e nunca esquecido cronista tauromáquico da Terceira), pegaram João Bettencourt (brindou ao público) e João Vieira (que brindou a sua brilhante pega ao bandarilheiro terceirense José Luis Leonardo, que nas Sanjoaninas se despediu das arenas nesta mesma praça); e pelos Amadores do Ramo Grande, foram autores das pegas os valorosos Rui Dinis, novo cabo (que brindou a Paulo Caetano, homenageado pelos seus 45 anos de alternativa) e Gonçalo Batista (que brindou às autarcas da Praia da Vitória e de Angra do Heroísmo).

Fique com as sequências das quatro pegas. Mais logo vamos mostrar-lhe os melhores momentos das lides dos cavaleiros Moura Caetano e Salgueiro da Costa e das faenas do matador espanhol Ismael Martín.

Fotos M. Alvarenga









João Bettencourt (Tertúlia Terceirense) na primeira pega







João Dinis, cabo do GFA do Ramo Grande, na segunda pega









Terceira pega consumada por João Vieira (Tertúlia Treceirense)












Gonçalo Batista (Ramo Grande) na quarta e última pega da corrida