segunda-feira, 19 de abril de 2021

"Presos por um Fio": pela primeira vez, toda a verdade sobre as FP-25

Miguel Alvarenga - Acompanhei de muito perto e com todos os perigos que daí advinham, chegando mesmo a receber ameaças de morte juntamente com a minha saudosa directora Vera Lagoa, em "O Diabo", todo o processo e o desenrolar das actividades terroristas das Forças Populares 25 de Abril, que se anunciaram a 20 de Abril de 1980 e durante oito anos espalharam o terror no nosso país e foram, como esta semana recordou o "Expresso", mais mortíferas que as Brigadas Vermelhas e que os Grapo.

Para quem não se lembra ou não soube o que foram as FP-25, aconselho vivamente a leitura deste livro, que acaba de chegar aos escaparates.

Com “Presos Por Um Fio” chega-nos finalmente o relato livre e documentado de uma das páginas mais negras da história do Portugal recente. É o trabalho de investigação que vem resgatar do esquecimento colectivo a trágica tentativa de impor – pela força das armas e do terror – ao povo português um projecto político que ele explicita e reiteradamente rejeitara.


Estudo histórico que conta pela primeira vez toda a verdade sobre as FP-25 de Abril, “Presos Por Um Fio” é também uma chamada de atenção para como uma outra vez na história contemporânea portuguesa forças de extrema-esquerda passaram do combate político ao extermínio físico daqueles que considerava seus inimigos. Este imperdível livro de estreia de Nuno Gonçalo Poças, conta ainda com o prefácio de Paulo Portas.


Foto D.R.