quarta-feira, 21 de abril de 2021

Tauromaquia "discriminada": PSD e CDS-PP fazem perguntas, ministra Graça Fonseca não responde...

O PSD e o CDS-PP questionaram ontem a ministra da Cultura, Graça Fonseca, sobre as razões que levaram o Governo a não reabrir a actividade tauromáquica nesta segunda-feira, medida que consideram "discriminatória".

O PSD enviou à ministra estas perguntas:

1 - Qual o critério que leva o Governo a integrar o Circo nas atividades recreativas, de lazer e diversão violando grosseiramente a Lei e as recomendações da União Europeia?

2 - Qual o critério ou razões ponderosas que levam o Governo a manter encerradas Praças, locais e instalações tauromáquicas?

3 - Que critério, regra ou procedimento a Tauromaquia não está a adotar, impedindo-a de realizar espetáculos na Praça de Touros do Campo Pequeno, onde é permitida a existência de outros espetáculos culturais?

4 - Qual a previsão de data para a retoma das atividades circenses e tauromáquicas?

O CDS-PP, por seu turno, numa pergunta dirigida à ministra da Cultura pela deputada Ana Rita Bessa, quer saber "qual o motivo pelo qual não puderam recomeçar os espectáculos tauromáquicos a 19 de Abril, como o restante sector cultural e qual o motivo pelo qual as praças de toiros podem acolher espectáculos, mas corridas de toiros não".

 

Ana Rita Bessa quer também confirmação de que o sector tauromáquico poderá retomar a sua atividade a 3 de Maio.

 

"O Decreto n.º 7/2021, de 17 de Abril, que regulamenta o Estado de Emergência decretado pelo Presidente da República, e que, entre outros, reabre o sector da cultura, exclui, mais uma vez, a tauromaquia. O Governo decidiu, assim, que a tauromaquia não retoma a sua actividade normal, dentro das condicionantes inerentes à pandemia, a par do restante sector cultural. A situação é agravada pelo facto de, mais uma vez, serem permitidos espectáculos em recintos tauromáquicos, mas não touradas", acusa o CDS-PP.

 

"Esta decisão discriminatória é tanto mais estranha quanto, nas últimas semanas, se tem registado uma normalização das relações do Governo com o sector e a sua normal inclusão nas políticas públicas culturais, como a lei prevê. O Grupo Parlamentar do CDS-PP entende que é preciso corrigir esta discriminação e considera, por isso, essencial e urgente obter esclarecimentos da parte da Ministra da Cultura", acrescenta o partido, em comunicado.


Até ao momento, não houve quaisquer respostas por parte da ministra Graça Fonseca. Contra a discriminação, o sector tauromáquico convocou uma manifestação amanhã, quinta-feira, às 11h00, em frente da praça de toiros do Campo Pequeno.


Foto D.R.