quinta-feira, 31 de março de 2016

Mónica Serrano: o Negócio do Ano!

Primeira figura do toureio a cavalo no México, Mónica
Serrano acaba de reforçar a sua fantástica quadra com
a compra de quatro cavalos aos Mouras: o grande Negócio do Ano!
Mónica Serrano em recentes actuações no México, onde tem empolgado
o público com os seus cavalos-craques e a ousadia do seu toureio de verdade
e emoção
Mónica Serrano é filha do antigo rejoneador Ramón Serrano, que nos anos 80
toureou em Portugal
Ramón Serrano é ainda hoje referenciado no México como o "Rei do Quiebro".
Nesta foto, com o seu célebre cavalo "Amoroso"
Um fantástico "quiebro" de Ramón Serrano na praça de toiros da Barquinha
no ano de 1984, em que fez destacada campanha em arenas portuguesas, actuando
inclusivamente no Campo Pequeno ao lado do saudoso Mestre Batista. Em baixo,
Rui Bento há dois anos no México com Mónica Serrano, José Prates e Ramón
Serrano



É o grande negócio do ano, já está a mexer com a vida tauromáquica portuguesa e promete ainda grandes surpresas para os próximos tempos. A rejoneadora mexicana Mónica Serrano, primeiríssima figura do toureio a cavalo no seu país (que ainda recentemente saíu em ombros com Pablo Hermoso de Mendoza) acaba de comprar quatro cavalos-craques aos Mouras (três a João Moura Júnior e um a Miguel Moura) e vem fazer campanha na Europa (Portugal, Espanha e França), muito provavelmente ainda este ano e, com toda a certeza, ao longo do próximo.
Monica Serrano adquiriu a Moura Jr. os cavalos "Aquiles" (ruço, com ferro de Javier San José), "Diestro" (castanho pesenho, com ferro de João Moura), ambos para o tércio de bandarilhas; e o "Barbero" (castanho, ferro Associação de Aveiro) de saída. A Miguel Moura, a toureira mexicana comprou o "Nortenho", famoso cavalo de "quiebros", ruço e com o ferro de Pablo Hermoso de Mendoza.
Mónica Serrano esteve há duas semanas em Portugal, acompanhada pelo cavaleiro e seu equitador José Prates e foi nessa altura que montou os quatro cavalos, os experimentou e fechou o negócio. Os cavalos estão neste momento na quinta de Prates para em breve serem transportados para o México, mas Ramón Serrano (antiga figura do rejoneio mexicano, Pai da toureira, ainda hoje recordado como o "Rei do Quiebro") deu esta semana ordens para que se alterassem os planos: Mónica programara vir fazer campanha europeia em 2017, mas pode ser que ainda se apresente nesta temporada de 2016 por cá, razão pela qual os cavalos podem ficar a aguardar por ela aqui.
Há dois anos, Rui Bento (gestor taurino da empresa do Campo Pequeno) esteve no México (na foto ao lado, com Mónica Serrano, José Prates e Ramón Serrano) para uma primeira conversação com a rejoneadora e deverá ser o seu representante quando aqui vier tourear.
A temporada mexicana está a chegar ao fim e Mónica Serrano ainda tem actuações agendadas para o próximo mês de Abril nas praças de Juriquilla, Aguascalientes e Queretaro, podendo depois "fazer as malas" e rumar a Portugal, onde já toureou com enorme sucesso há alguns anos, tendo inclusivamente participado numa corrida televisionada.

Fotos D.R./@Mónica Serrano e Henrique de Carvalho Dias/www.revistaostoiros.blogspot.com