Inaugurada em 1921, a praça de toiros de Alcochete - uma das mais castiças e mais emblemáticas do país - comemora nesta temporada o seu centenário e a empresa Toiros & Tauromaquia vai celebrá-lo com a realização de, pelo menos, quatro grandes corridas de toiros. Recorde-se que este ano também está em festa o Grupo de Forcados Amadores de Alcochete pela comemoração do 50º aniversário da sua fundação.
A empresa Toiros & Tauromaquia, hoje gerida por Margarida e António José Cardoso, filhos do saudoso empresário António Manuel Cardoso "Nené", anuncia uma mini-feira taurina comemorativa dos 100 anos da praça e que vai estar composta por duas corridas nos dias 4 e 5 de Junho.
Posteriormente, no mês de Agosto, realizam-se mais duas corridas por ocasião das tradicionais Festas do Barrete Verde e das Salinas.
A praça de toiros de Alcochete foi construída e inaugurada no ano de 1921, mas, tal como as anteriores praças que ali existiram, ainda em madeira. Era ao tempo proprietário da praça João André dos Santos, tio de José André dos Santos, alcochetano impulsionador das Festas do Barrete Verde e das Salinas e primeiro presidente da Assembleia-Geral do Aposento do Barrete Verde.
Devido a dificuldades financeiras a praça deixou de ter qualquer conservação e foi-se degradando até deixar de ter condições para a realização de espectáculos tauromáquicos.
Para evitar a sua demolição e assegurar a continuidade da realização das habituais corridas de toiros, um grupo constituído por alcochetanos e aficionados compra então a praça de toiros e toma a iniciativa do seu restauro, com início em 1935. Foi operada a substituição faseada da estrutura em madeira por alvenaria, até chegar à sua configuração actual.
Fotos Artur Fuste e D.R.