Autorizada que está a reabertura do sector tauromáquico, a temporada de 2021, segunda da pandemia, arranca na próxima segunda-feira, 3 de Maio, às 19h00, com um festival taurino na praça alentejana de Reguengos de Monsaraz, tauródromo baptizado com o nome do saudoso cavaleiro José Mestre Batista e que é agora gerido pela empresa Toiros & Tauromaquia.
Este primeiro festejo do ano, com receita a favor da Santa Casa da Misericórdia local, tem um aliciante cartel composto pelos cavaleiros Luis Rouxinol, João Ribeiro Telles, Marcos Bastinhas, Luis Rouxinol Jr., António Prates e o amador Tristão Ribeiro Telles, estando as pegas a cargo dos grupos de forcados Amadores de Alcochete (no início das comemorações do seu 50º aniversário) e Amadores de Monsaraz. Lidam-se cinco toiros e um novilho da ganadaria Passanha.
Este festival esteve agendado para o passado sábado, 24 de Abril, mas não se pôde realizar por ainda não estar autorizada a realização de espectáculos tauromáquicos.
Apesar de ser um dia de semana, a jovem empresária Margarida Cardoso, da Toiros & Tauromaquia, espera que "o público aficionado esgote a lotação possível e marque com a sua presença o arranque da temporada tauromáquica".
"Decidimos realizar o festival nesta segunda-feira, apesar de não ser feriado, porque quisemos honrar o compromisso que tínhamos assumido com a Santa Casa e porque não era possível a sua realização-lo no fim-de-semana seguinte, visto já estarem anunciadas duas corridas para Vila Franca e uma para Salvaterra. Assim, decidiu a empresa levar a efeito o festival precisamente no primeiro dia em que já são autorizados os espectáculos tauromáquicos", acrescentou.
Foto M. Alvarenga