Miguel Alvarenga - Depois da tempestade (últimas corridas com pouco público), a bonança (enchente quase a preencher na totalidade a lotação permitida) - a temporada do Campo Pequeno terminou ontem à noite em beleza com uma grande corrida de toiros e triunfos memoráveis de Luis Rouxinol, de Pablo Hermoso de Mendoza e de João Moura Caetano e dos forcados Académicos de Coimbra, que tiveram apoteótica estreia na primeira praça do país com duas grandes pegas à primeira e ganharam o concurso de pegas. A vitória coube a João Tavares, autor da última pega da corrida.
Actuação digna, também, dos valentes forcados de Arronches (uma grande pega à primeira e outra, com maiores dificuldades, à quinta) e de Monforte (uma pega à terceira e outra à segunda).
Excelente contributo para o êxito da noite dado pelos toiros da ganadaria Charrua. Houve dois devolvidos aos currais - mas a empresa tinha ontem quatro sobreros. O maioral veio à praça no segundo toiro e o neto do saudoso António Coelho Charrua, Diogo, deu volta à arena no sexto com Moura Caetano e o forcado João Tavares.
Na noite em que o país abriu finalmente (discotecas abertas, estádios de futebol a 100%), mas a tauromaquia ficou ainda a meia haste, Rouxinol, Hermoso e Caetano deram aplaudidas voltas à arena (até aqui proibidas pelas novas regras), que se justificaram em pleno e o director Fábio Costa autorizou. Ou há moralidade ou comem todos...
Uma palavra final para o empresário Luis Miguel Pombeiro, que bem se esforçou e não estava a conseguir levar o barco a bom porto. Fechou finalmente a temporada com chave de ouro. Venha 2022! Tem toda a legitimidade e todo o merecimento para continuar!
Nota - Já a seguir, e como sempre, dando a primazia aos valentes Forcados, últimos românticos da Festa, vamos aqui mostrar as sequências das seis pegas. Mais logo, ao final do dia, publicaremos todas as reportagens da última grande noite da temporada lisboeta - uma corrida para recordar!
Fotos M. Alvarenga
Duas grandes actuações de Luis Rouxinol e aplaudida volta à arena, à antiga, no seu segundo toiro |
Público rendido, de pé, à magia de Pablo Hermoso em duas lides de sonho. Até parece que é tudo fácil! Magistral! |
João Tavares (sexta pega) ganhou ontem o concurso de pegas no Campo Pequeno e marcou a estreia memorável dos Académicos de Coimbra na primeira praça do país |