sexta-feira, 3 de março de 2023

Há cinco anos: holandeses da Heineken proibiram a Sagres de apoiar um festejo taurino

Os responsáveis da marca da famosa cerveja Sagres não tiveram tarefa fácil quando no início deste ano negociaram com os holandeses da Heineken (proprietários da Sagres) o patrocínio à empresa de Álvaro Covões para dar o naming à praça de toiros do Campo Pequeno.

"Não foi fácil explicar-lhes que o patrocínio não tinha absolutamente nada a ver com touradas, apesar de o recinto patrocinado ser uma praça de toiros" - disse esta manhã ao "Farpas" um alto funcionário da marca portuguesa (agora... holandesa).

Já depois de concluída e anunciada publicamente a operação, a Sagres teve que vir a público, por exigência dos holandeses, esclarecer que o patrocínio a Covões era apenas para concertos musicais e eventos culturais e que não se estendia aos espectáculos tauromáquicos, nem a outros de índole religiosa ou política que se venham a realizar na icónica praça de toiros de Lisboa.

Por pouco, ocorria um incidente diplomático como aquele que em 2018 aconteceu na Moita e que hoje mesmo nos foi recordado pelo conhecido bandarilheiro João Curto, que durante alguns anos foi responsável pelo bar do Clube Taurino da Moita.

Nesse ano de 2018, o Clube Taurino da Moita e a Escola de Toureio da Moita anunciaram, como vinha sendo habitual, uma Festa de Campo na Praia do Rosário com a participação de cavaleiros, matadores e garrochistas e dos dois grupos de forcados moitenses, os Amadores e os do Aposento.

Entre os toureiros anunciados estavam os cavaleiros Diego Ventura, Rui Fernandes, Gilberto Filipe, Moura Júnior, Paco Velásquez, os diestros "Cuqui", Diogo Peseiro e João Carreira e ainda os alunos da Escola de Toureio da Moita.

Ao tempo, a Sagres apoiou e patrocinou esta iniciativa e o logotipo da marca apareceu no cartaz junto aos dos outros apoiantes.

Mas quando o cartaz (que reproduzimos em baixo) saíu para a rua, ia caindo o Carmo e a Trindade!

"Os fornecedores e até directores da Sagres vieram de imediato ter connosco e exigiram que retirássemos o logotipo da cerveja do cartaz, porque isso ia criar grandes problemas com os holandeses da Heineken e podia inclusivamente pôr em causa o negócio que tinha sido feito com a marca da Holanda e a Sagres" - recorda João Curto.

O logotipo da Sagres foi tapado em todos os cartazes - mas o festejo até acabou por não se realizar por ter chovido nesse dia.

Cinco anos depois, os holandeses da Heineken estiveram muito renitentes para permitir o patrocínio da sua marca Sagres à praça de toiros do Campo Pequeno.

O "sim" acabou por vir depois de todos os esclarecimentos prestados pelos responsáveis da Sagres de que o recinto era, de facto, uma praça de toiros, "mas já dava poucas touradas e o nome da marca nunca iria aparecer associado a festejos tauromáquicos, apenas e só a concertos musicais promovidos pelo actual empresário da praça", refere a nossa fonte.

Fotos D.R. 

O cartaz da festa taurina na Praia do Rosário
(Moita) em 2018 e, em baixo, mais destacado,
o logotipo da Sagres como apoiante da festa,
que deixou em estado de choque os holandeses
da Heineken