segunda-feira, 19 de abril de 2021

Espanha: Governa recomenda que não se realizem espectáculos até que se alcance a imunidade de grupo

O Governo espanhol não quer que se celebrem actividades de massas até que se alcance a imunidade de grupo e pediu, informa hoje o jornal "El Mundo", que não se realizem "actos culturais, desportivos, religiosos, nem festivais ou conferências", quer sejam em recintos ao ar livre ou fechados, desde que impliquem "agrupamentos de um elevado número de pessoas".

O Ministério da Saúde, através da Comissão de Saúde Pública, propõe que se suspendem todos os eventos em territórios com um nível de alerta 4, como são os casos das províncias de Madrid, Barcelona, GironaLleida, Granada, Navarra, Guipúzcoa, Vizcaya, Guadalajara, Segóvia, Soria e Palencia.

Este alerta governamental pode inviabilizar a realização do festival taurino anunciado para 2 de Maio na Monumental de Las Ventas, bem como a Feira de Santo Isidro agendada para o Palácio de Vistalegre, também em Madrid.

O Governo de Madrid (Comunidade Autónoma), que este fim-de-semana deu luz verde para a realização de espectáculos tauromáquicos com a utilização de 40% da lotação das praças e um máximo de 6 mil espectadores, já veio a público dizer que pode "não fazer caso" desta recomendação, se a mesma não for declarada obrigatória pelo Conselho Interterritorial.

"Nós temos um visto bom da Saúde Pública com lotação limitada e medidas de segurança" para realizar os eventos anunciados, afirma a Comunidade de Madrid, segundo o jornal "El Mundo".

Foto D.R.