sexta-feira, 2 de abril de 2021

Governo admite realização de "eventos teste-piloto" na área cultural

Na comunicação que fez ontem ao país depois do Conselho de Ministros, o primeiro-ministro António Costa disse que tudo dependeria de como evoluir a situação pandémica para decidir como poderão reabrir as actividades culturais, muito provavelmente só depois de 3 de Maio, se bem que esteja prevista a reabertura de cinemas, teatros e salas de espectáculos a 19 deste mês de Abril, ainda que com horários que inviabilizam a realização de touradas.

O Conselho de Ministros aprovou entretanto um diploma que prevê a possibilidade de serem realizados "eventos teste-piloto" no sector da cultura, com a realização de testes de diagnóstico aos espectadores.

O primeiro-ministro confirmou que os estádios de futebol continuarão sem adeptos e que não haverá público também no Grande Prémio de Moto e no Grande Prémio de Portugal de Fórmula 1, que vão decorrer em Maio em Portimão.

"Não há eventos com público porque eventos com público são um risco acrescido de juntar pessoas e, juntando pessoas, há risco acrescido de transmissão da doença (covid-19). Isso tem de ser evitado e vamos continuar a evitar", declarou António Costa.


Portugal iniciou esta quinta-feira o 14º Estado de Emergência, que se estende até 15 de Abril. Tanto o Governo como o Presidente da República já admitiram manter o Estado de Excepção até Maio, cobrindo todo o desconfinamento.


Foto D.R.