domingo, 18 de abril de 2021

José Garrido bordou o toureio ontem na praça de tentas da ganadaria Fontembro

Toureiro de arte, de raça e poderio, José Garrido é hoje uma das mais destacadas vedetas da nova geração de matadores espanhóis e pode mesmo dizer-se que está a um passo de alcançar o sonhado estatuto de figura.

Em Julho vai regressar à arena do Campo Pequeno, onde ainda hoje os aficionados recordam o seu grande triunfo na novilhada de 2014 com um oponente extraordinário de Murteira Grave

"Foi uma noite importante, recordo-a sempre e vou voltar a Lisboa com uma enorme ilusão, é uma praça lindíssima e com um público entendido e exigente", disse-nos ontem o jovem matador - que, como aqui referimos, veio à herdade do ganadeiro José Lavrador, na localidade de Branca, às portas de Coruche, onde bordou o toureio na lide de três novilhos-toiros de Fontembro, de muito boa nota o primeiro e o terceiro, com menos qualidade o segundo.

Simples, humilde, educado, sem "ares de figura", José Garrido cativou os poucos aficionados presentes na tenta e encheu-nos as medidas com a plástica e o temple da sua muleta e do seu capote. O diestro espanhol foi coadjuvado pelo seu bandarilheiro Juan Luís e pelo português Cláudio Miguel, tendo ambos brilhado na colocação de bandarilhas, assim como Bruno Pais, um "toureiro da casa".

José Garrido, que tomou a alternativa a 22 de Abril de 2015 na Real Maestranza de Sevilha, apadrinhado por Enrique Ponce, com o testemunho de Sebastián Castella e com toiros de Juan Pedro Domecq, vai este ano iniciar a sua temporada no próximo dia 23 de Maio actuando na última corrida da Feira de Santo Isidro que se celebrará no Palácio de Vistalegre, em Madrid. Vai repartir cartel com Juan del Álamo e Román, na lide de toiros da ganadaria de Adolfo Martín.

Para além dos anfitriões, José Lavrador e seu filho Pedro, estiveram ontem presentes nesta tenta, entre outros, os empresários Luis Miguel Pombeiro e José Luis Gomes (braço-direito de Lavrador na ganadaria Fontembro) e também João Carlos Oliveira, grande aficionado, filho de um dos saudosos proprietários da famosa ganadaria Oliveiras Irmãos.

Dispensando mais comentários, aqui ficam alguns momentos dos muitos registos de beleza e arte que ontem nos proporcionou o matador de toiros José Garrido. Pinceladas de bom toureio frente a novilhos com classe de Fontembro.

Momentos de um dia de campo muito bem passado.

Fotos M. Alvarenga