segunda-feira, 19 de abril de 2021

PróToiro convoca "manif" para a manhã desta 5ª feira no Campo Pequeno

A Federação PróToiro emitiu esta manhã um comunicado em que "repudia profundamente a Resolução do Conselho de Ministros, publicada este sábado, que reabre o sector da cultura, mas exclui a abertura da cultura tauromáquica" e convoca, como aconteceu no ano passado, uma manifestação para a próxima quinta-feira, dia 22, às 11h00, em frente da porta principal da praça de toiros do Campo Pequeno

"Trata-se de uma discriminação inaceitável e arbitrária em relação às outras áreas culturais, repetindo o ataque acintoso do ano passado, aquando da reabertura dos espectáculos culturais. Este é mais um dos reiterados actos discriminatórios do Governo para com os aficionados e o sector da tauromaquia, impedindo o trabalho e sustento de muitos milhares de pessoas que dependem deste sextor, que já se encontram em situações muito difíceis", acusa a PróToiro. 


"Nenhuma razão pode justificar esta situação. A cultura é segura e em 2020 a tauromaquia mostrou, com elogio das autoridades, o cumprimentos das normas da DGS específicas do sector, que são ainda mais exigentes que noutros espectáculos, não tendo existido nenhum foco de contágio em corridas de toiros. Para cúmulo do absurdo, a praça de toiros do Campo Pequeno reabre para dar concertos, mas a mesma praça não pode realizar o fim para que foi construída, dar corridas de toiros!", considera a PróToiro.


E acrescenta, anunciando a convocação da "manif" para a manhã da próxima quinta-feira:


"Já existem normas da DGS para o sector há quase um ano, pelo que o sector está pronto a retomar a sua actividade, seguindo as normas vigentes, como acontece com as restantes áreas culturais. Perante esta situação, não podemos aceitar que os profissionais do sector e os 3 milhões de portugueses que se afirmam aficionados sejam tratados como cidadãos de segunda, nem com menos direitos que os demais. Como primeira acção, está convocado um protesto em frente ao Campo Pequeno, dia 22, quinta-feira, às 11h00, aberto a todos. Não admitimos qualquer discriminação e não descansaremos até que a igualdade seja reposta".


Foto D.R./tauronews.com