O Maestro Moura e Ana de Alvarenga no hospital |
No seu quarto do Hospital de Egas Moniz, ontem, com Miguel Alvarenga |
Ontem, com o apoderado Abel Correia e Manuel João Carreira, cuja nova ganadaria João Moura estreará em Julho na Barquinha |
Exclusivo "Farpas" - As primeiras fotos de João Moura no seu quarto do Hospital de Egas Moniz, onde está internado desde a madrugada de sexta-feira no Serviço de Neurocirurgia, depois do acidente que sofreu na tarde de quinta-feira (queda de um cavalo) na Quinta de Santo António, em Monforte.
O famoso cavaleiro, primeiríssima Figura do toureio equestre mundial, esteve largos minutos inconsciente e foi assistido no local pelos médicos da Viatura de Emergência Médica e Reanimação de Portalegre e também pelo INEM e pelos Bombeiros de Monforte.
Inicialmente assistido e examinado no Hospital Distrital de Portalegre, onde após uma TAC lhe diagnosticaram um traumatismo craniano com hematoma intracraniano à esquerda (entretanto absorvido, o que afasta a possibilidade, inicialmente admitida, de uma intervenção cirúrgica à cabeça), João Moura foi transportado para Lisboa e observado pelo Dr. José Cabral, conceituado neurocirurgião e antigo forcado de Montemor, no Hospital S. Francisco Xavier - que confirmou o diagnóstico. O toureiro foi na madrugada de sexta-feira transferido para o Hospital de Egas Moniz, onde ainda se encontra internado. Será de novo examinado hoje pelo Dr. José Cabral, prevendo-se (ainda por confirmar) que possa ter alta amanhã.
João Moura tem a próxima corrida no domingo, 1 de Junho, em Almeirim, onde não se sabe ainda se pode tourear, nem tão pouco na de dia 6 em Portalegre. "Vai precisar ainda de muito repouso e só depois dos exames de hoje se avaliará o seu estado e se saberá o veredicto dos médicos quanto à data possível da sua reaparição", afirma o apoderado Abel Correia.
As primeiras fotos de João Moura no hospital atestam, para já, a boa disposição do toureiro, depois do susto e do traumatismo causado pela queda de um cavalo na sua quinta.
"Estou melhor, graças a Deus e aproveito para publicamente agradecer, através do 'Farpas', a todos os amigos, companheiros e simples aficionados que nos têm contactado, quer por telefonema para a minha Família, quer pela sua visita e que nos últimos dias se têm interessado pelo meu estado de saúde. Agradeço também ao meu amigo Dr. José Cabral, a toda a sua equipa e a todo o pessoal hospitalar, que têm sido incansáveis. Foi um grande susto, mas felizmente o pior já está passado e agora só vejo a hora de voltar a montar e a tourear" - disse-nos o Maestro João Moura, que tem estado permanentemente acompanhado por sua Mulher, Filipa Telles de Carvalho, bem como pelos filhos, João, Rita e Miguel, bem como por seu primo e actual moço de espadas, João Maria Caldeira, além de vários amigos e o seu apoderado Abel Correia.
Fotos M. Alvarenga e Ana de Alvarenga