quarta-feira, 5 de maio de 2021

Maestro José Samuel Lupi: 90 anos de vida

Figura carismática e histórica do mundo tauromáquico, o cavaleiro José Samuel Lupi cumpre hoje 90 anos de vida - e aqui estamos para o felicitar, para lhe dar os Parabéns e para lhe desejar muitos mais anos de vida!

Depois de se ter iniciado na aprendizagem da equitação e do toureio com os famosos cavaleiros João Branco Núncio e D. Francisco de Mascarenhas, José Samuel Lupi estreou-se aos 17 anos na praça “Palha Blanco”, em Vila Franca de Xira, no ano de 1947. 


Ao mesmo tempo em que prosseguia os estudos - viria a licenciar-se em Engenharia Silvícola, pelo Instituto Superior de Agronomi -, foi fazendo o seu percurso como cavaleiro amador, debutando na praça do Campo Pequeno em 1955. Seria nesta emblemática praça de Lisboa que viria a receber a alternativa de cavaleiro tauromáquico em 16 de Junho de 1963, apadrinhado por Mestre João Núncio, lidando o toiro “Verdugo” da ganadaria de Dª Mariana Passanha


A 12 de Outubro do mesmo ano apresentou-se na Monumental de Las Ventas, em Madrid, por ocasião da Feira de Outubro. Precisamente em Espanha viria a fundar em 1970 com os irmãos Ángel e Rafael Peralta e Álvaro Domecq o célebre "Quarteto da Apoteose".


A 8 de Maio de 2008 voltou ao Campo Pequeno para conceder a alternativa ao seu filho Manuel Lupi.

 

Além de famoso e emblemático cavaleiro tauromáquico, ganadeiro, coudeleiro e agricultor, integrou também nos anos 50 o Grupo de Forcados Amadores de Santarém.


Fotos M. Alvarenga e D.R.