sexta-feira, 14 de outubro de 2022

Antigos alunos da Escola de Toureio da Moita gratos a Júlio André e a todos os que tornaram possível a realização do grande festival de amanhã na "Daniel do Nascimento"

Este é o comunicado - de gratidão - dos antigos alunos da Escola de Toureio da Moita, de gratidão ao seu fundador Júlio André, que amanhã à tarde vão homenagear (e apoiar, ajudando-o num momento difícil da sua vida), de gratidão a todos os que apoiaram e tornaram possível a realização deste festival taurino.

Nuno Silva "Rubio" e João Prates "Belmonte" com o seu
Mestre. Eles foram os grandes impulsionadores do festival
de amanhã na Moita

Quisemos nós, antigos alunos da Escola de Toureio da Moita, em conjunto com a Sociedade Moitense de Tauromaquia e a actual Escola de Toureio da Moita, homenagear o nosso querido Maestro Júlio André.

Queremos em primeiro lugar agradecer a todos os que tornaram possível realizarmos o nosso desejo.


À empresa Tauroleve, aos toureiros, aos ganadeiros, àqueles que mais sacrificados foram por esta maldita pandemia recentemente vivida, aos grupos de Forcados Amadores da Moita e de Alcochete, aos campinos, cornetim, Banda do Rosário, ao apoderado Pedro Penedo, emboladores, transportadores de toiros, areneiros, pessoal dos curros, porteiros, bilheteiros, patrocinadores, Bombeiros, Guarda Nacional Republicana, grupo Soledad, Junta de Freguesia da Moita e a todos os órgãos de comunicação social que promoveram o festival!


Ao grupo de Forcados do Aposento da Moita, que apesar de não pegarem,doaram parte do seu cachet da actuação da passada Feira da Moita, o que demostra bem os princípios solidários em que se rege a nossa festa dos toiros!


O Júlio André nasceu no Montijo, mas cedo se radicou na Moita, terra que adoptou como sua e a mesma o acolheu como mais um filho se tratasse!


Foi há 30 anos que foi um dos fundadores da Escola de Toureio da Moita, que nos abriu as portas da nossa “Daniel do Nascimento”...

Aquí entramos crianças, cheios de sonhos e ilusões… aqui crescemos sobre os princípios éticos, hierárquicos e morais com que se rege o toureio, princípios esses tão escassos na sociedade actual em que vivemos!


Uns sairam matadores de toiros, outros bandarilheiros, outros moços de espadas, outros apenas aficionados, mas todos muito mais conscientes e conhecedores do que é o toureio!


Neste momento, está a sofrer a maior cornada da sua vida, que com a ajuda de Deus estamos convencidos que a irá ultrapassar!


Queremos mostrar-lhe o nosso agradecimento por nos ter posto sempre em primeiro lugar, muitas vezes à frente da sua própria família, por fazer parte das nossas vidas, mas principalmente por nos ter transmitido a sua loucura e paixão pelo toureio!


Se fomos toureiros, a si lhe devemos e muito!


Maestro Júlio, do fundo do nosso coração, Obrigado por tudo!


Antigos alunos da Escola de Toureio da Moita


Fotos D.R.