Por motivo da despedida de Pablo Hermoso de Mendoza da afición do Estado de Guanajuato, na corrida que amanhã, sábado, se realiza em León, o Governador do Estado, Diego Sinhue Rodríguez (na foto, com sua Mulher, Pablo e Guillermo), juntamente com a empresa EMSA, organizadora da Feira Taurina, organizaram no Palácio do Governo de Guanajuato um acto de convívio, com toda a pompa e circunstância, entre o rejoneador navarro e cerca de oitenta assistentes.
O evento foi moderado pelo escritor taurino Rafael Cue e apresentado pelo próprio Governador, que enalteceu a figura do rejoneador espanhol, a quem considerou um embaixador de Guanajuato no mundo e definiu como "mais um guanajuatense", dadas as fortes ligações que unem Pablo Hermoso há muitos anos àquele Estado do México.
Questionado por Rafael Cue, Pablo Hermoso passou em revista estes mais de vinte anos de vivências no México e explicou o porquê de ter optado por este Estado de Guanajuato para ali formar o seu quartel-general no México, mais concretamente em San Miguel Allende.
A terminar o acto, foram entregues a Pablo Hermoso várias lembranças por parte de instituições e aficionados locais. O rejoneador ofereceu ao Governador um dos primeiros exemplares do livro "Pablo Hermoos de Mendoza", recentemente dado à estampa e que conta parte da carreira e da vida do rejoneador navarro.
Quase a terminar esta triunfal temporada de despedida no México, Pablo Hermoso de Mendoza terá a sua primeira corrida da campanha europeia de despedida das arenas no dia 17 de Março nas Fallas de Valência, alternando com o matador Morante de la Puebla e o novilheiro Nek Romero; e a segunda será no dia 24 de Março, Domingo de Ramos, na Monumental de Almeirim, ao lado de António Telles e Luis Rouxinol Jr. e dos forcados da Chamusca, Aposento da Chamusca e Cartaxo, com toiros de distintas ganadarias.
Fotos Juan Andrés H. Mendoza/"Farpas"