Seguiram esta tarde para o México os forcados de vários grupos (foto) que integram a Selecção de Portugal que pegará juntamente com os Amadores do México (também uma selecção de forcados dos vários grupos existentes naquele país, capitaneada por René Tirado) na corrida de rejoneio que no próximo domingo 17 de Novembro se vai realizar na Monumental Plaza México, a maior praça de toiros do mundo - e na qual os forcados mexicanos rendem homenagem aos primeiros grupos de forcados portugueses que foram pegar ao México.
Recorde-se que em 1970 uma Selecção de Forcados comandada por Simão Malta entrou na História como o primeiro grupo de forcados que pegou no México, tendo actuado em oito corridas e pegado 16 toiros em pontas.
Posteriormente, os Amadores de Évora, capitaneados pelo seu cabo-fundador João Patinhas, foram no ano de 1976 o primeiro grupo de forcados que actuou na Monumental do México.
Embora não estejam todos nesta foto, o Grupo de Forcados Amadores de Portugal que no domingo actuará nesta corrida de homenagem aos nossos forcados pioneiros da arte de pegar toiros naquele país está composto, segundo foi anunciado pelos organizadores da corrida, por Ricardo Patusco e Carlos Silva (do GFA de Vila Franca), Amorim Ribeiro, João Prates Ferreira, António Tomás e Fernando Ferreira (do GFA de Coruche), Pedro Coelho dos Reis, João Saraiva e João Diogo (do GFA do Apos. da Chamusca), Luis Canto Moniz (do GFA do Apos. da Moita), Nuno da Cruz Marecos (do GFA da Chamusca), Gonçalo Machado (do GFA Académicos de Elvas) e André Leal (do GFA de Coimbra).
Lidam-se seis toiros da ganadaria Marrón e actuam os rejoneadores mexicanos Jorge Hernández Gárate e Javier Funtanet e o espanhol Guillermo Hermoso de Mendoza.
Fotos D.R.