Às 22h30, hora portuguesa, pode começar a ver aqui em directo - clicando neste link https://www.xtremostereo.net/unicable-en-vivo/ - a corrida de rejoneio que se realiza na Monumental Plaza México, a maior praça de toiros do mundo, onde pegam os Forcados Amadores de Portugal, uma selecção constituída por elementos de vários grupos que vai ombrear com a selecção mexicana dos Forcados Amadores do México num grande festejo em que se homenageiam os primeiros forcados portugueses que foram àquele país demonstrar a secular arte de pegar toiros, dando depois origem ao nascimento de vários grupos de forcados mexicanos.
Recorde-se que em 1970 uma Selecção de Forcados comandada por Simão Malta entrou na História como o primeiro grupo de forcados que pegou no México, tendo actuado em oito corridas e pegado 16 toiros em pontas.
Posteriormente, os Amadores de Évora, capitaneados pelo seu cabo-fundador João Patinhas, foram no ano de 1976 o primeiro grupo de forcados que actuou na Monumental do México.
Na corrida de hoje, que se iniciará mais ou menos dentro de uma hora, lidam-se seis toiros da ganadaria Marrón e actuam os rejoneadores mexicanos Jorge Hernández Gárate e Javier Funtanet e o espanhol Guillermo Hermoso de Mendoza.
Na foto de cima, os forcados portugueses fotografados ontem no El Cortijo Salazar num festejo particular em que participaram e onde se homenageou Israel Villanueva pelos seus 45 anos.
Na foto de baixo, os nossos forcados frente à Monumental do México, vendo-se também René Tirado, cabo dos Amadores do México, e alguns elementos deste grupo, assim como o ganadero, antigo matador de toiros e rejoneador Enrique Fraga, um grande amigo de Portugal e dos portugueses.
Foto D.R.