quinta-feira, 8 de abril de 2021

Temporada em stand-by à espera de novas ordens

Só na próxima semana - em princípio, na quarta-feira, dia 14 - o primeiro-ministro anunciará mais uma nova fase do desconfinamento, onde se pode incluir a reabertura de cinemas, teatros e salas de espectáculos (onde se englobam as praças de toiros) a partir de 19, ainda que com horários restritos (nos dias de semana, até às 22h00 e aos fins-de-semana até às 13h00). Estes horários poderiam posteriormente ser alterados, a partir de 3 de Maio.

As associações representativas do sector tauromáquico têm mantido animadoras conversações com a Direcção-Geral de Saúde, a Inspecção-Geral das Actividades Culturais e o próprio Ministério da Cultura, sobretudo na tentativa de alterar algumas das normas que estiveram em vigor na última temporada, nomeadamente a utilização, apenas, de 20, 30 ou 50% da lotação das praças (consoante as características logísticas de cada uma) e também a possibilidade de vir a testar os espectadores antes de cada corrida. 

Contudo, a última palavra sobre a reabertura do sector tauromáquico cabe ao Governo, independentemente das boas vontades que possam neste momento existir por parte da DGS e da IGAC.

A empresa Toiros & Tauromaquia já anunciou para a praça de Reguengos de Monsaraz um festival (matinal) no dia 24 de Abril, que pode marcar o arranque da temporada; e a PróToiro projecta realizar também um festival taurino no dia seguinte na praça da Moita (Dia da Tauromaquia), embora não mais tenha dito nada sobre essa possibilidade.

Ricardo Levesinho anunciou também espectáculos para Vila Franca de Xira nos dias 1 e 2 de Maio, apesar de nessa data ainda dever estar em vigor o horário condicionado que apenas permite a realização de espectáculos, aos fins-de-semana, de manhã.

Também o empresário Luis Miguel Pombeiro anunciou que daria corridas a 8 de Maio em Estremoz e a 9 no Cartaxo, assim como duas novilhadas na Azambuja no mês de Maio, com uma final no dia 29 e a tradicional corrida da feira a 30.

Para o mês de Maio está também anunciada a abertura da temporada em Évora com o tradicional Concurso de Ganadarias no dia 16 - cujo cartel será conhecido amanhã.

Quanto à praça do Campo Pequeno, o empresário Luis Miguel Pombeiro deverá alterar para o mês de Junho (muito provavelmente no dia 25) a inauguração da temporada - que chegou a estar inicialmente programada para a segunda quinzena de Maio.