A praça "Palha Blanco" foi ontem palco de uma grande corrida de toiros |
O primeiro toiro da tarde: uma estampa, como os restantes |
Ontem na arena da praça de Vila Franca estiveram toiros de respeito! |
O ganadeiro António Teixeira recebeu na arena os merecidos aplausos do público depois da lide e da pega do quinto toiro, respectivamente por Marcelo Mendes e Márcio Francisco (Amadores de Vila Franca) |
Momento "Único": Marcelo Mendes com o cavalo "Único" frente ao quinto toiro da corrida de ontem em Vila Franca, o melhor da tarde, que regressou ao campo |
Em tarde de calor, os sectores de sol tinham pouco público... |
... mas a sombra estava bem preenchida |
Sério e importante triunfo da ganadaria Veiga Teixeira na corrida que ontem à tarde se realizou na praça "Palha Blanco" em Vila Franca de Xira, com o calor finalmente de volta e, mesmo assim, menos público do que se esperava e se impunha - cerca de meia casa, com o sol meio às moscas e a sombra bem preenchida.
O ganadeiro António Teixeira foi muito justamente à arena receber os fortes aplausos do público no final da lide do quinto toiro, o melhor da tarde, um verdadeiro toiro de bandeira, primorosamente lidado por Marcelo Mendes e muito bem pegado por Márcio Francisco, dos Amadores de Vila Franca. No final, o toiro foi lidado de capote e muleta, já à porta fechada, pelos antigos novilheiros Manuel dos Santos "Becas" e Fábio Machado e regressou ao campo, tal a sua qualidade.
Excelentes actuações dos cavaleiros Sónia Matias, Ana Batista, António Maria Brito Paes (que substituiu João Salgueiro), Paulo Jorge Santos, Marcelo Mendes (que substituía Nelson Limas) e Jacobo Botero - que mais logo aqui analisaremos em pormenor. Grandes pegas pelos forcados de Vila Franca (as três à primeira) e Coruche (duas à primeira e a última ao segundo intento) e boa intervenção de todos os bandarilheiros, frente a toiros extraordinariamente bem apresentados (autênticas estampas!) e que cresceram ao longo das lides, revelando comportamentos notáveis, trazendo a emoção que nem sempre tem estado presente nas praças. Assim, sim!
Apesar de sempre subjectiva e discutível, conforme a sensibilidade de cada um, Rogério Jóia voltou a estar à altura no desempenho da função de director de corrida e a atribuição de música aos toureiros, alvo de algumas críticas no final, foi justa e correcta e, sobretudo, decidida no tempo certo - doa a quem doer.
Mais logo, aqui no "Farpas", não perca a detalhada reportagem da corrida de ontem em Vila Franca: a análise pormenorizada de Miguel Alvarenga, as fotos de todas as actuações e de todas as pegas - e ainda, o habitual e sempre apreciado registo dos Famosos que ontem estiveram na "Palha Blanco"!
Fotos M. Alvarenga e Ana de Alvarenga