quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Era uma vez na Avessada...

Paco Duarte, Miguel Alvarenga, Luis Miguel Pombeiro e Pedro
Penedo 
ontem no "Café do Toureiro" na Avessada

Miguel Alvarenga - Crónica de um dia bem passado, ontem, na Avessada, para as bandas da Malveira, onde Paco Duarte e a Laura fazem jus à arte de bem receber no seu afamado "Café do Toureiro". Fotos, recortes emoldurados de notícias de jornais e muitos cartazes contam ali, naquelas paredes que por vezes quase lembram um museu, a história de um lutador. De um Toureiro.

Almoço agradável - uma fantástica grelhada de carne "à Paquito" - com o anfitrião, com o empresário do ano Luis Miguel Pombeiro e com o cada vez mais influente apoderado Pedro Penedo, que tem agora pela frente, além de continuar a gerir a carreira do triunfador Manuel Ribeiro Telles Bastos, o aliciante desafio de pôr no lugar que lhe é devido o jovem Miguel Moura.

"É um orgulho grande para mim gerir as carreiras de dois cavaleiros de dinastia. O Manuel Telles Bastos, neto dessa grande referência do toureio a cavalo que é Mestre David Ribeiro Telles e o Miguel Moura, filho desse monstro do toureio que é João Moura. O Manuel vive uma fase de plena consagração, está num patamar mais alto. O Miguel é um toureiro em que aposto tudo, que não teve ainda verdadeiramente a sua hora de glória, mas que caminha para lá a passos largos e 2021 vai ser um ano decisivo para ele", afirma Penedo.

E diz mais: "Não sou empregado e muito menos recadeiro de toureiros. Sou acima de tudo um amigo e é sob esse prisma e nesse ângulo que interpreto a função de apoderado".

Luis Miguel Pombeiro vive hoje em ritmo acelerado. E já prepara a próxima temporada para as suas praças, focado particularmente na do Campo Pequeno. O telemóvel não tem parança. Pombeiro tem grandes novidades para muito breve.

Paco Duarte continua a sua luta. Era ontem um homem feliz pelas bonitas palavras que lhe dedicou o cavaleiro Paulo Jorge Ferreira, domingo passado, na entrevista que deu ao site "Tauronews" desde a Califórnia, lembrando "o apoio enorme" que teve de Paco e de sua Mulher quando um dia decidiu ir tourear para Espanha. "Essa família ajudou-me muito, como ajudou muitos outros toureiros portugueses em Espanha e não posso deixar de lhes estar grato e de lhe prestar sempre a minha homenagem", disse Paulo Jorge.

Paco é agora apoderado do cavaleiro David Gomes. Tinha uma temporada delineada, sobretudo em Espanha, onde iria finalmente entrar em palcos mais importantes e que ficou em águas de bacalhau por causa da pandemia. Mas nem um nem outro encolheram os ombros. E estão a postos para um regresso em força em 2021.

Findo o almoço, visitámos o meu amigo (de infância, de tantas histórias e de tantas garraiadas nesses anos fantásticos de 70) Tomás Alarcão, na Quinta do Brejo, ali a dois passos do café do Paco, a quinta que foi outrora o santuário maior do mundo da Equitação e que pertenceu a Mestre Nuno de Oliveira.

E depois ainda assistimos a um treino do David Gomes, no seu tentadero, também ali ao lado, com um cavalo que já está a fazer história. O "cavalo das batidas", o Hamlet, que tem o ferro de Paulo Caetano e é uma das novas estrelas da quadra do David.

"Que grande dia, que dia tão bem passado, um desses dias que a gente não esquece mais", como reza o fado.

Fotos D.R.

Jorge Loureiro e Paco Duarte preparando o petisco
Reencontro de velhos Amigos: com Tomás Alarcão na Quinta
do Brejo
Na herdade do cavaleiro David Gomes: Miguel Alvarenga, Luis
M. Pombeiro, o anfitrião e o seu apoderado Paco Duarte
David Gomes e o "cavalo das batidas" que está a dar muito
que falar. É o Hamlet, com ferro de Paulo Caetano