segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Queixa na CPCJ ameaça retirar Tomás Bastos aos pais

A Plataforma Basta de Touradas está a promover uma campanha, incluindo uma queixa à Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Risco de Vila Franca de Xira, contra a família do jovem bezerrista Tomás Bastos, de 13 anos, filho do bandarilheiro e antigo novilheiro David Antunes, pelo facto de este se encontrar no México - como foi amplamente noticiado pelos sites de tauromaquia - a tourear. Ameaçam mesmo retirar a criança à família, acusando-a de "negligência" e de "colocar em risco a sua vida".

Nas redes sociais, circula entretanto um texto do Prof. Luis Capucha, reputado aficionado, sociólogo, investigador e professor universitário, presidente da Associação de Tertúlias Tauromáquicas, em defesa do jovem toureiro português.

"Já há muito que as queixas na CPCJ se sucediam, mas desta vez, na sequência de notícias sobre um festival toureado no México, estão a apostar tudo numa campanha de terror para castigar a criança e a família. Ameaçam mesmo retirar a criança à família, a qual acusam de negligência grave e de pôr em risco a vida da criança. Só por causa de Tomás Bastos querer ser toureiro", escreve Luis Capucha. E acrescenta:

"Não vamos permitir, pois não? Vamos estar preparados para defender a família desta criança, que a ama e quer dar-lhe todas as condições para trilhar no futuro a vida que escolher. Vamos estar preparados para defender os sonhos desta criança, o Tomás Bastos, e a sua alegria de viver".

Foto D.R.