sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Morreu Mariví Romero, a primeira Dama da crítica taurina espanhola

O mundo tauromáquico novamente de luto pela morte de Mariví Romero, a primeira mulher a exercer em Espanha a actividade de crítica e jornalista taurina. Morreu em Benidorm, aos 81 anos, vítima de insuficiência respiratória, segundo informaram familiares à agência Ele.

Filha do também jornalista Emílio Romero, estudou Jornalismo e Filosofia e Letras e iniciou-se na profissão de jornalista do jornal "Pueblo", que era dirigido por seu pai. Em 1971 começou a trabalhar na Televisão Espanhola (TVE) e de 1973 a 1983 foi responsável com Manuel Molés pelo programa "Revista de Toros". Posteriormente escreveu no jornal "Ya" até 1989 e nos últimos anos de vida esteve ligada à rádio, nomeadamente à Cope e à Onda Cero, regressando depois à televisão, desta vez ao Canal 9, a televisão publica valenciana, para voltar a comentar corridas de toiros ao lado de José Luis Benlloch e dirigir o programa "Cartel de Bous".

Manuel Molés publicou hoje no Twitter esta foto de baixo, em que se encontra numa praça de toiros (à esquerda) acompanhado por Mariví Romero e seu pai, o também jornalista Emílio Romero (director do jornal "Pueblo" durante muitos anos), no tempo em que ambos eram responsável pelo programa "Revista de Toros" da TVE. "Uma foto irrepetível", escreveu Molés.

Que em paz descanse

Fotos D.R. e Manuel Molés/Twitter