domingo, 22 de novembro de 2020

Polémica: Hugo David volta a responder a Rodrigo Alves Taxa

Exmo. Sr. Dr. Rodrigo Alves Taxa,

Como me respondeu (ontem), estando no seu direito, permita-me uma vez mais dizer-lhe que não lhe permito que chame palhaço a toureiro nenhum. 

Na resposta que me endereça, insinua que desvirtuei e tive má-fé na interpretação dada a algumas coisas escritas por si. 


Ora, vamos ver se nos entendemos para que não hajam equívocos, e acredite que nada me move contra si, mas quando alguém com alguma responsabilidade na vida pública e ou política diz que um conjunto de pessoas participa em algo que é uma versão apalhaçada, está certamente sujeito a todo o tipo de interpretações e a minha interpretação não é mais do que aquilo que a língua portuguesa me leva a concluir.


Também nesta sua resposta volta a referir “apalhaçada” e “palhaçada”, Permita-me que lhe diga o seguinte, segundo a Porto Editora as seguintes palavras querem dizer o seguinte:

 

apalhaçada - adj 1 que tem aspecto ou modos de palhaço, 2 pej ridículo.


palhaçada - nf 1 dito ou acto próprio de palhaço, 2 brincadeira que faz rir, 3 conjunto de palhaços.


palhaços - nm 1 personagem cómica de circo que diverte o público com brincadeiras, anedotas, etc., 2 pessoa que faz rir ou que não pode ser levada a sério.


Exposto o anterior, fica claro o que querem dizer as suas palavras (na língua portuguesa, claro), o que me entristece, uma vez que foram escritas por um jurista e assessor jurídico que certamente sabe o peso e a importância que cada palavra pode ter.

 

É óbvio que o deixo falar livremente sem me importar mesmo nada com isso, o que lhe posso dizer a título de exemplo é que sou amigo pessoal de um piloto de aviões e não me atrevo a dizer-lhe que que tecnicamente está a pilotar mal, ou seja, por o Sr. ser amigo pessoal de uma família de toureiros não quer dizer que entenda ou conheça da técnica de tourear. Já agora, uma vez que é amigo de toureiros, porque não aconselhou os mesmos a não irem participar naquilo a que o Sr. apelida de versão apalhaçada? Se fosse meu amigo, gostaria que me dissesse para não participar em tal versão.


Quando lhe falei em questões internas dos toureiros, apenas o fiz, para que não tenha uma ideia errada ou pré-concebida de que, ser toureiro em Portugal, é uma profissão digna (e aqui apenas me remeto aos Bandarilheiros), pois somos um sector profissional tremendamente marginalizado por todos e falei numa terceira pessoa, por saber que certamente o conhece e poderia confirmar o que lhe quis transmitir, sabendo perfeitamente bem qual a opinião dessa terceira pessoa.


Hugo David


* Novilheiro, bandarilheiro e forcado. Actuou diversas vezes na Califórnia.


Foto Pelayo Leal