quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Vítima de covid-19: morreu o ganadero e empresário José Luis Iniesta

Morreu esta tarde em Badajoz o ganadero e empresário José Luis Iniesta, de 78 anos, vítima de covid-19, após algumas semanas lutando contra a doença.

Natural de Sevilha, estava há muitos anos radicado em Badajoz. Era proprietário de duas afamadas ganadarias, uma com o seu próprio nome, de procedência Domecq; e outra, a de Los Espartales, de encaste Murube.

Foi com esta última ganadaria, sobretudo em corridas de rejoneio, que alcançou nos últimos anos os seus maiores triunfos, nomeadamente em Madrid, onde em 2018 Diego Ventura foi o primeiro rejoneador na História a cortar um rabo em Las Ventas, ao toiro Bienplantao de Los Espartales. Em 2017, Ventura conseguiu também com um toiro da mesma ganadaria, de nome Perdido, a proeza de que foste esse o primeiro toiro indultado numa corrida de rejoneio em Murcia.

Outro exemplar de Los Espartales que ficou célebre foi o novilho Pesetero, indultado por Ortega Cano em Salamanca em Junho de 1987.

José Luis Iniesta integrou os orgãos directivos da União de Criadores de Toiros de Lide espanhola, como tesoureiro, desde 2012 e actualmente fazia parte da Junta Directiva presidida por António Bañuelos.

Além de destacado ganadero, era um empresário de sucesso do ramo hoteleiro, presidente do Grupo Rio, proprietário, entre outros, do conhecido Hotel Rio em Badajoz.

Que em paz descanse.

Foto D.R.