sábado, 21 de novembro de 2020

Sector tauromáquico com grande representação hoje na Manifestação pela Cultura

Muitos artistas dos palcos e do mundo da canção, assim como um significativo número de toureiros, forcados e empresários tauromáquicos, que se juntaram à Associação de Promotores de Espectáculos, Festivais e Eventos, organizadora deste acto, manifestaram-se esta manhã na praça de toiros do Campo Pequeno em defesa das actividades culturais, reivindicando apoios governamentais para um sector que sofreu nos últimos meses, com a pandemia, uma quebra de 87%.

Respeitando o distanciamento social e todas as regras de segurança impostas pela DGS, o protesto decorreu ordeiramente com artistas e empresários sentados na arena e outros nas bancadas da praça de toiros.

Foram vários os que usaram da palavra, entre os quais os actores Ana Bola, José Raposo e José Pedro Gomes, o promotor de festivais João Carvalho, o comediante Bruno Nogueira e a fadista Carminho (que ali actuara na última quarta-feira), o ilusionista Luis de Matos e o encenador Filipe La Féria, entre outros mais.

Ovação especial para o representante da Associação de Artistas de Empresas e Artistas de Circo quando usou da palavra e disse que "até hoje o PAN nunca nos perguntou se os nossos animais estavam a passar fome, mas eles comeram todos os dias".

Álvaro Covões, o maior empresário nacional do mundo do espectáculo e actual empresário do Campo Pequeno, teve também uma importante e aplaudida intervenção e recordou que a primeira praça de toiros do país "foi sempre uma casa da Liberdade", recordando, para além de todos os espectáculos que ali têm e tiveram lugar, os muitos comícios políticos que no recinto se realizaram em tempos com Sá Carneiro, Mário Soares e Álvaro Cunhal, entre outros mais.

Presentes também, entre muitos outros, os fadistas Mariza e Ricardo Ribeiro e o cantor Tony Carreira.

O sector da Tauromaquia fez-se representar por alguns dos seus mais famosos artistas e empresários, entre os quais os cavaleiros António Ribeiro Telles, Rui Salvador, Manuel Telles Bastos, Francisco PalhaTiago Martins, António Prates e Joaquim Brito Paes, os matadores Rui Bento (ex-gestor taurino do Campo Pequeno) e Manuel Dias Gomes, os empresários Luis Miguel Pombeiro (actual gestor da primeira praça do país), Ricardo Levesinho (presidente da Associação Portuguesa de Empresários Tauromáquicos) e José Luis Gomes (actual empresário e antigo cabo dos forcados Amadores de Lisboa), bem como Diogo Durão, presidente da Associação Nacional de Grupos de Forcados e João Santos Andrade, ganadeiro e presidente da Federação PróToiro. Grande presença também de bandarilheiro e de forcados, entre os quais o cabo do Grupo de Lisboa, Pedro Maria Gomes.

Embora não tendo tido qualquer tipo de intervenção no palco, o sector da Tauromaquia - mais de 130 representantes - marcou significativa e importante presença na Manifestação pela Cultura.

Fotos Jaime Cortesão/Facebook e Luis M.Pombeiro/Facebook