domingo, 22 de novembro de 2020

Diogo Durão: presidente da ANGF pode ser o próximo líder da PróToiro

A Federação PróToiro tem na próxima quarta-feira a sua reunião magna, a Assembleia-Geral, onde o ponto principal deverá ser a nomeação do novo presidente que, como se sabe, é um cargo rotativo e que vem sendo ocupado sempre pelo presidente de uma das associações que a compõem. O actual presidente é João Santos Andrade, presidente da Associação de Ganadeiros.

Há, dentro da própria PróToiro, mas sobretudo no meio artístico tauromáquico, algum mal estar motivado pela aparente inércia da Federação e, sobretudo, pelo facto de nunca apresentar contas e continuar a cobrar a toureiros, empresários e demais intervenientes no espectáculo.

Sobre a mesa, na AG desta quarta-feira, que se vai realizar em Lisboa na sede da Associação Nacional de Toureiros, está a análise do momento actual e também, ao que se sabe, finalmente, a apresentação de contas.

Quanto à nomeação do novo presidente, as preferências, segundo várias opiniões que sondámos, apontam para Diogo Durão (foto de cima), o novo presidente da Associação Nacional de Grupos de Forcados - até pelo facto de o presidente da ANGF nunca ter presidido à PróToiro, mas acima de tudo por ser, de entre todos, aquele que reúne maior consenso. 

"É um homem sério, decidido e é uma pessoa com uma visão consensual, que pode dar sangue novo a uma federação que navega há anos em águas turvas", opinam os que defendem que seja Durão o próximo homem forte da PróToiro.

Foto M. Alvarenga