O matador de toiros Mário Vizeu Coelho e o cavaleiro Paulo Brazuna (fotos de cima) vão ser homenageados no próximo dia 17 de Fevereiro na 15ª Gala Internacional da Tauromaquia, uma organização do Museu Ramagens Ouro e Prata (de Marco Gomes) que se realizará no Cine-Teatro de Alter do Chão a partir das 16h00, com entrada gratuita.
Neto do saudoso Diamantino Vizeu, primeiro matador de toiros da nossa História, e filho do não menos saudoso matador de toiros Mário Coelho, Mário Vizeu Coelho recebeu a alternativa de matador de toiros a 1 de Agosto de 1999 em Barcelona, apadrinhado por "El Tato" com o testemunho de Alberto Ramírez, com toiros de Maria Lourdes Martín. Está há vários anos radicado em Espanha.
Paulo Brazuna, cavaleiro já retirado e também há largos anos radicado em Espanha, recebeu a alternativa na praça "Palha Blanco", em Vila Franca de Xira, a 4 de Outubro de 1987, na primeira corrida da Feira de Outubro dessa temporada. João Ribeiro Telles (pai) foi o padrinho e Rui Salvador a testemunha. Pegaram os forcados de Vila Franca e do Aposento do Barrete Verde de Alcochete e lidaram-se toiros de José Infante da Câmara.
Mário Vizeu Coelho e Paulo Brazuna serão duas das figuras homenageadas na 15ª Gala Internacional da Tauromaquia, onde se prestará também tributo aos forcados Nuno Marques e Elias Santos; ao bandarilheiro David Antunes; ao jornalista espanhol Juan Bazaga (do programa "Tierra de Toros"); à Peña Cultural Taurina "El Albero" de Villafranca de los Barros; ao pintor/escultor Rui Fernandes; ao Clube Tauromundo (Ronda); ao Clube Taurino do Concelho da Chamusca; à Fertiprado - Sementes e Nutrientes, Lda; e a Fernando González (divulgação taurina).
A Gala será apresentada por Graça Silva e haverá actuações da Banda Municipal Alterense, do Estúdio de Dança Rita Trindade, da Oficina de Sonhos, do Grupo de Sevilhanas Flamencura e ainda do declamador Raul Caldeira.
Fotos D.R.