Bi-Campeão Mundial de Equitação de Trabalho, Gilberto Filipe celebra este ano o 20º aniversário da sua alternativa de cavaleiro tauromáquico, actividade que tem desempenhado com a maior das dignidades e que por certo ficará esta temporada assinalada com alguns festejos alusivos à efeméride.
Gilberto Filipe prestou provas para cavaleiro praticante no dia 29 de Julho de 2000 num festejo realizado em praça portátil em Loures, onde teve por companheiros de cartel os cavaleiros Joaquim Bastinhas, Rui Salvador e Miguel Fernandes e os matadores Vitor Mendes, Rui Bento Vásquez e Álvaro de la Calle, bem com os já extintos Forcados Amadores de Loures.
A alternativa recebeu-a quatro anos mais tarde, a 28 de Junho de 2004, na Monumental do Montijo, na tradicional corrida de São Pedro. Foi apadrinhado pelo saudoso Joaquim Bastinhas, com o testemunho de Luis Rouxinol, Rui Salvador, Sónia Matias e João Pedro Cerejo e dos forcados da Tertúlia do Montijo e Amadores do Montijo, com toiros de Rio Frio, de José Lupi.
Gilberto Filipe construiu em vinte anos de profissionalismo uma carreira de imensa dignidade e reconhecido prestígio.
E sejas qual for a próxima empresa responsável pela gestão da Monumental do Montijo, deverá ser ponto de honra levar a efeito numa das corridas de 2024 a comemoração dos vinte anos de alternativa deste valoroso cavaleiro.
Fotos D.R., M. Alvarenga e José Canhoto