O cavaleiro português Paco Velásquez foi ontem convidado por Alejandro Amaya para com ele tourear a duo no festival taurino que se realizou em Nirvana, no México - protagonizando ambos uma lide de grande sucesso, coadjuvada pelo bandarilheiro luso João Oliveira, premiada no final com duas orelhas.
Actuaram ainda o também rejoneador mexicano Emiliano Gamero (lide aplaudida, mas pinchou a matar, sendo premiado com volta à arena) e o matador espanhol Javier Blanco, que cortou duas orelhas. Pegaram os Forcados Amadores de México e lidaram-se novilhos de Teófilo Gómez.
Primeira figura dos matadores no México, Alejandro Amaya iniciou na última temporada uma nova faceta na sua carreira, agora como rejoneador, à semelhança do que aconteceu em exemplos anteriores protagonizados pelo seu compatriota Carlos Arruza, pelo espanhol Paco Ojeda e também pelos portugueses Mário Miguel e agora Paco Velásquez, que primeiro se destacaram como matadores de toiros e posteriormente seguiram nas arenas a carreira de cavaleiros/rejoneadores.
Alejandro Amaya estreou-se no final da temporada passada como rejoneador em Espanha, alcançando um grande triunfo em Higuera de la Sierra (Huelva), cortando as duas orelhas e o rabo (máximos troféus) ao novilho-toiro de Fermín Bohórquez que lidou.
Em 2024 projecta voltar à Europa para actuar pelo menos em quatro festejos em Espanha, não estando afastada a possibilidade de também fazer em Portugal, a Pátria do toureio a cavalo, a sua estreia como ginete.
Fotos D.R.
Momentos da triunfal actuação de Alejandro Amaya |
Paco Velásquez lidou a duo com Amaya |
Foto de grupo com os intervenientes no festival de ontem em Nirvana, no México |