O jornal "Correio da Manhã" destaca hoje na sua edição, na secção "Cultura & Espectáculos", todo o processo de requalificação da praça de toiros de Setúbal - denominada "Carlos Relvas" e que antes se chamou praça "D. Carlos" (foto de cima), inaugurada em 15 de Setembro de 1889.
"Touradas regressam com forte polémica" é o título da notícia, em referência à (tradicional...) contestação por parte do PAN contra a decisão da Câmara de Setúbal de levar a efeito as obras de requalificação que vão transformar a antiga praça de toiros "num novo espaço cultural da cidade, qualificado para os mais variados espectáculos, tal como acontece com a praça do Campo Pequeno, em Lisboa", segundo a presidente da autarquia, Maria das Dores Meira.
A notícia da intenção da Câmara de Setúbal de recuperar a praça de toiros, inactiva há três anos, foi avançada na última semana pelo site touroeouro.com, depois de uma reunião da Federação PróToiro e da Associação Portuguesa de Empresários Tauromáquicos com o Executivo de Maria das Dores Meira.
A praça fora adjudicada em 2011 à empresa Aplaudir de João Pedro Bolota, que ali voltou a dar corridas de toiros durante três temporadas, até ao seu encerramento.
Fotos D.R. e "CM"