terça-feira, 10 de novembro de 2020

Vítima de covid-19: morreu o matador mexicano Raúl Pastor aos 66 anos

Vítima do novo coronavírus, morreu este domingo em sua casa em Aguascalientes (México) o antigo matador de toiros Raúl Guedemín Victoria, conhecido no mundo taurino por Raúl Pastor "Rulo" e que era irmão do também matador César Pastor, toureiro que nos final dos anos 70 viveu em Lisboa e toureou variadíssimas vezes em praças portuguesas, incluindo a do Campo Pequeno - onde granjeou incontáveis amizades.

Raúl Pastor tinha 66 anos, nascera a 9 de Março de 1954 na Cidade do MéxicoApresentou-se na Monumental Plaza México a 2 de Setembro de 1979 e toureou bastante na década de 80.

O malogrado toureiro sentiu dificuldades respitarórias na última quarta-feira, quando deu positivo no teste para a covid-19. A situação agravou-se em poucos dias e acabou por morreu no domingo.

Além do já referido César Pastor, Raúl Pastor era irmão do também matador de toiros mexicano Victor Pastor II e do crítico tauromáquico Júlio Guedemín, todos eles filhos do antigo toureiro Victor Pastor. Seus dois sobrinhos Victor e José Maria foram também toureiros.

Ao nosso amigo César Pastor, bem como a toda a família enlutada, endereçamos os mais sentidos pêsames. Que em paz descanse.

Fotos altoromexico.com e D.R.

Raúl Pastor destacou-se como toureiro no México nas
décadas de 70 e 80
César Pastor (em primeiro plano), matador mexicano que
viveu e toureou muito em Portugal no final dos anos 70,
fotografado em 1981 na Cidade do México com amigos
portugueses que integravam a digressão dos Forcados
Lusitanos. Atrás, da esquerda para a direita: o saudoso
crítico João Mascarenhas, o forcado Francisco Costa, o
também crítico taurino Luis de Castro, o aficionado José
Rocha, Miguel Alvarenga e o cabo Fernando Hilário. César
Pastor era irmão do matador Raúl Pastor